Glossário de termos da ginástica artística (em construção)

Annanda Beatriz Carneiro
5 min readOct 20, 2021

--

Decidi fazer esse glossário pra não ter que explicar tudo o que eu falo nos meus textos e também para ajudar pessoas que estão conhecendo o esporte ou precisam escrever sobre ele. Vou alimentá-lo ao longo do tempo, quem tiver sugestões pode falar comigo pelo @AnnandaBeatriz ou pelo email annanda.beatriz.carneiro@gmail.com.

Quando o primeiro nome de um/a ginasta está grafado em caixa alta, isso indica que esse é o sobrenome dela/e.

Amanar (salto sobre a mesa)

Um salto do tipo Yurchenko com duas piruetas e meia executadas durante um mortal esticado para trás. Ele leva o nome da romena Simona Amanar, que o estreou nas Olimpíadas de Sydney, 2000. Ele é conhecido com Shewfelt na modalidade masculina, em homenagem ao ginasta canadense Kyle Shewfelt, que competiu este elemento na mesma Olimpíada. Clique no link para ver um gif do salto no blog BalanceBeamSituation.

Carpada(o) (posição do corpo)

Posição ginástica em que as pernas devem ficar perfeitamente esticadas e unidas, o ângulo entre o tronco e as próprias pernas é idealmente menor que 90º e as pontas dos pés devem estar esticadas. Pode-se agarrar as pernas com as mãos.

Cheng (salto sobre a mesa)

Elemento que leva o nome da ginasta chinesa CHENG Fei. Sua entrada consiste em uma rondada e flic com meia volta, então aborda-se a mesa de frente e apresenta um mortal esticado para a frente com uma pirueta e meia no ar. Atualmente, o Cheng tornou-se um dos saltos mais comuns entre as candidatas às finais mundiais de salto nos últimos anos. Clique no link para ver um gif do salto no blog BalanceBeamSituation.

Chusovitina (solo feminino)

É um elemento acrobático que consiste em um duplo salto mortal com pirueta com o corpo estendido. Este salto leva o nome da ginasta uzbeque Oksana Chusovitina no código de pontuação da ginástica feminina.

Chusovitina (salto sobre a mesa)

Uma reversão sobre a mesa e um mortal esticado para a frente com pirueta e meia. Este elemento leva o nome de Chusovitina no código de pontuação da ginástica feminina, em homenagem à uzbeque Oksana Chusovitina. Clique no link para ver um gif do salto no blog BalanceBeamSituation.

Dificuldade

Valor numérico que designa o grau de dificuldade de uma série ginástica, calculado pelos juízes de acordo com as regras do Código de Pontos elaborado pela FIG. Sinônimo: nota de partida.

DTY

Abreviação inglesa para o Yurchenko com dupla pirueta (double twisting yurchenko). Clique no link para ver um gif do salto no blog BalanceBeamSituation.

Esticada/o ou estendida/o (posição do corpo)

O corpo assume uma posição totalmente esticada até as pontas dos pés. É permitido um pequeno arqueamento das costas para trás, menor que 10°.

Execução

Valor numérico (nota) que designa quão bem os elementos de uma série foram apresentados, calculado pelos juízes de acordo com as regras do Código de Pontos vigente elaborado pela FIG. O júri deduz, de um total máximo de dez pontos, todas as falhas que a/o ginasta cometeu durante o exercício.

Elemento

É um “movimento” ginástico que compõe uma rotina. Vai dos mais simples como uma parada de mão, aos mais complexos, como um duplo mortal com dupla pirueta. Todas as séries ginásticas são montadas com vários elementos distintos, exceto o salto sobre a mesa, que consiste em apenas um elemento.

Fabrichnova

Saída das barras assimétricas que consiste em um duplo mortal grupado com dupla pirueta. Nomeada em homenagem à ginasta russa Oksana Fabrichnova.

Flic sem mãos

Elemento acrobático do exercício de solo em que a/o ginasta salta para trás, sem tocar o chão, conseguindo impulso para o próximo salto com o movimento das próprias pernas.

Também conhecido como tempo.

Grupada/o (posição do corpo)

Posição ginástica em que idealmente as pernas estão unidas e os joelhos estão dobrados num ângulo menor que 90º, pode-se agarrar as pernas com as mãos. Além disso, as pontas dos pés devem estar esticadas.

Limpeza (ginástica)

Refere-se à precisão técnica na execução do(s) elemento(s) apresentado(s) por ginastas, especialmente utilizado para falar da forma de ginastas. Uma série possui limpeza quando possui poucas falhas técnicas.

Limpa/o

Que mostra limpeza, precisão técnica na execução.

Nota de partida

Termo oriundo da era do 10, encerrada com a introdução de notas separadas de dificuldade e execução em 2006 com o código aberto. No passado, a nota de partida era calculada a partir do grau de dificuldade da série: a dificuldade dos elementos, combinações e se a/o ginasta cumpria os requerimentos para cada aparelho. A nota máxima de partida equivalia a 10, e então os descontos relativos às falhas de execução eram contabilizados.

Sinônimo de dificuldade (atualmente).

Pak

Elemento das barras assimétricas em que a ginasta parte da barra alta, gira para trás e executa um salto mortal com o corpo esticado para alcançar a barra baixa. Nomeado em homenagem a ginasta norte-coreana Pak Gyeongsil, a primeira a executá-lo em um campeonato mundial.

Rudi (salto sobre a mesa)

Reversão sobre a mesa e um mortal esticado para a frente com pirueta e meia. Costuma ser chamado assim em homenagem a Dave Rudolph, acrobata do começo do século XX. Este salto leva o nome de Chusovitina no código de pontuação da ginástica feminina, em homenagem à uzbeque Oksana Chusovitina. Clique no link para ver um gif do salto no blog BalanceBeamSituation.

Tempo (solo)

Elemento acrobático do exercício de solo em que a/o ginasta salta para trás, sem tocar o chão, conseguindo impulso para o próximo salto com o movimento das próprias pernas.

Também conhecido como flic sem mãos.

Tsukahara (elemento acrobático)

Um duplo salto mortal com pirueta em qualquer aparato. Ele recebe esse nome em homenagem ao ginasta japonês TSUKAHARA Mitsuo, que executou o elemento no solo e na barra fixa na posição grupada.

Quando a posição do mortal não for especificada, trata-se da posição grupada.

Tsukahara (salto sobre a mesa)

Abordagem do salto sobre a mesa nomeada em homenagem ao ginasta japonês TSUKAHARA Mitsuo, em que se aborda a mesa lateralmente. Com essa entrada, é possível executar um mortal/mortais para trás, com pirueta/s ou não.

Quando a posição do mortal não é especificada, trata-se da posição esticada.

TTY

Abreviação inglesa para o Yurchenko com dupla pirueta (double twisting yurchenko).

Yeo (modalidade feminina)

Reversão sobre a mesa e um mortal esticado com duas piruetas no ar. Leva o nome da coreana YEO Seojeong, estreado em 2019. Clique no link para ver um gif do salto no blog BalanceBeamSituation.

Yurchenko (salto sobre a mesa)

Abordagem no salto sobre a mesa que leva o nome da ginasta soviética Natalia Yurchenko. No Yurchenko, executa-se uma rondada com flic, abordando a mesa de costas, e pode-se executar um mortal/mortais para trás, com ou sem pirueta(s).

Quando a posição do mortal não é especificada, trata-se da posição esticada.

Yurchenko com dupla pirueta

Salto sobre a mesa que consiste em rondada, flic e duas piruetas executadas durante um mortal estendido para trás. Extremamente comum nos níveis mais altos da ginástica artística feminina. Clique no link para ver um gif do salto no blog BalanceBeamSituation.

Também conhecido como Yurchenko com dupla, duplo Yurchenko ou DTY.

Yurchenko com tripla pirueta

Elemento do salto sobre a mesa que consiste em rondada, flic e três piruetas executadas durante um mortal esticado para trás. Também conhecido como Yurchenko com tripla, triplo Yurchenko ou TTY. Na modalidade masculina, o salto é conhecido como Shirai-Kim, nomeado em homenagem aos ginastas SHIRAI Kenzo e KIM Heehoon que o competiram no Mundial de Antuérpia, em 2013. O elemento não tem nome na modalidade feminina no presente momento (antes das Olimpíadas de Paris) porque este salto ainda não foi executado com sucesso em nenhuma competição internacional.

--

--

Annanda Beatriz Carneiro
Annanda Beatriz Carneiro

Written by Annanda Beatriz Carneiro

Mainly Women’s Artistic Gymnastics, but I can write about other topics. Também escrevo em português ✌

No responses yet